#euvivi - Doença de Graves - Tratamento com Iodo 131

Terapia com iodo radioativo


Neste tipo de tratamento, o paciente ingere iodo radioativo. No organismo, essa substância entra nas células da tireoide e destrói as células superativas da glândula, que passa a encolher. Com isso, os sintomas começam a desaparecer gradualmente. Esse processo pode demorar de algumas semanas a alguns meses. Este método de tratamento, no entanto, pode causar alguns efeitos colaterais. O mais conhecido deles é a oftalmopatia de Graves, mas o problema costuma ser leve e temporário. Este tratamento, por outro lado, não pode ser ministrado a pacientes que já tenham problemas oculares graves. Ele também não é recomendado para mulheres grávidas ou mulheres que estejam amamentando. Outro problema decorrente deste método é que o iodo radioativo diminui consideravelmente a atividade da tireoide, de modo que, após o fim do tratamento, o paciente pode precisar repor os hormônios produzidos pela glândula.

Fiz a ingestão da substância em 22/07/2016 e previamente tive que fazer uso de medicação corticoide via oral para que eu não tivesse problemas maiores com a exoftalmia de Graves, comecei a tomar a medicação oral 20 dias antes de tomar a dose de iodo e também tive que fazer uma dieta restrita de iodo, para que as células ficassem sedentas e absorvessem melhor a o iodo radioativo.

Esta é a lista de alimentos permitidos e não permitidos durante a dieta:

Alimentos
Proibidos
Permitidos
SAL
Sal iodado, salgadinhos industrializados
Sal não iodado
LATÍCINIOS
Leite, iogurte, requeijão, queijos em geral, manteiga, creme de leite
Leite em pó desnatado
PEIXES
Peixes de água salgada, frutos do mar (lagosta, camarão, marisco, ostra, lula, polvo), algas
Peixes de água doce
CARNES
Embutidos e/ou carnes defumadas (presunto, bacon, lingüiça, carne de sol, salsicha)
Carnes frescas
LEGUMINOSAS
Soja e derivados (tofu, leite de soja, molhos de soja, suco de soja, shoyu, etc.)
Feijão, ervilha, lentilha, grão de bico
OVOS, GORDURAS, ÓLEOS E MOLHOS
Gema de ovo, óleo de (soja, coco, dendê, amendoim), gorduras hidrogenadas, molhos a base de ovos, molhos prontos para salada, maionese
Clara de ovo, óleo de milho, óleo de canola, óleo de girassol, azeite, margarina sem sal
TEMPEROS
Temperos prontos e caldos concentrados (Sazon®, Knorr® etc.), catchup, mostarda, molho inglês
Ervas naturais em geral (orégano, alecrim, salsa etc.), vinagre
DOCES
Doces com gema de ovo, leite, chocolate e que contenham corante vermelho
Açúcar, mel, geléia, gelatina, balas e sorvetes de frutas sem corante vermelho
PÃES, MASSAS E CERAIS
Pão francês, pães industrializados, pão de queijo, pães, bolachas e torradas que contem sal ou ovos, bolachas recheadas, cereais industrializados (sucrilhos, granola), pizza, massa com ovos
Pão sem sal, torrada sem sal, bolacha de água, massas sem ovo, arroz, aveia, cevada, farinha, milho e trigo
FRUTAS
Frutas enlatadas ou em calda, sucos em pó ou industrializados
Fruta seca, fruta ou suco natural
VEGETAIS
Enlatados ou em conserva (azeitona, palmito, picles, milho), agrião, aipo, couve de Bruxelas e repolho
Todos os outros vegetais frescos
BEBIDAS
Chá mate, chá verde, chá preto, café instantâneo/solúvel, refrigerantes à base de cola
Café de filtro, refrigerantes transparentes
Até que não foi tão ruim!!!

Não precisei de internação, somente precisei dos cuidados como:

- Ficar 3 dias sem contato com crianças e adolescentes até 15 anos
- Não dormir na mesma cama e quarto que outra pessoal
- Usar talheres, copos e pratos descartáveis durante 3 dias, não reaproveitar nenhum desses itens, para que outras pessoas não se contaminasse com a radiação
- Não sair na rua para evitar o contato com mulheres grávidas e crianças que não tinham ciência da minha condição no momento
- Após o período de isolamento, tive que lavar as roupas usadas, inclusive as de cama e banho e enxaguar duas vezes, depois pude usar normalmente
- Ingerir bastante água, pois o iodo é eliminado pela saliva, urina e fezes e quanto mais água melhor

No dia da dose, voltei pra casa com meu pai, de carro, no banco traseiro e no lado oposto ao que ele estava e com todas as janelas abertas, ele comprou umas coisinhas que eu fique dias sem comer, guardou tudo pra mim e foi embora pra casa dele. Como é ruim ficar sozinha, ver as pessoas saindo livremente na rua e nós que estamos nessa fase de tratamento não poder se quer colocar o nariz no portão.

Efeitos colaterais que eu apresentei após a dose:

- Tive inchaço na tireoide e febre no segundo dia
- Fiquei mais de 15 dias com dificuldades para engolir, mesmo após uma semana a glândula tendo reduzido seu tamanho em 50%.
- Meu cabelo ficou uma caca
- Minha pele nem se fala

Hoje, eu me sinto bem, o bócio sumiu, ainda não fui medicada com hormônios sintéticos, pois apesar da glândula estar sendo destruída, ela ainda está funcionando, mas da maneira normal.
Os machucadinhos sumiram do meu corpo, só fiquei com as cicatrizes, engordei bastante, não estou tomando mais nenhum comprimido de Tapazol e nem de Propanolol.

Agora somente sinto pequenos sintomas de hipotireoidismos, como câimbras, pele seca, prisão de vente e queda de cabelo, mas nada assim que não seja suportável.

Bom, acho que por enquanto é só, os 5 posts viraram 4 e no decorrer dos próximos meses, tudo o que mudar eu irei postar usando a TAG Doença de Graves.

Espero que eu tenha ajudado vocês, um grande beijo!!!

Gostou? Então compartilhe!!:

SOBRE PRISCILA

Priscila, 33 anos, mãe, design gráfico. Em transição capilar desde março/2015. Vivendo intensamente a liberdade dos cachos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente, movimente este blog.