#euvivi Hipertireoidismo da Doença de Graves

Hoje se inicia aqui no blog um mini diário atrasado do que vivi com essa doença chamada hipertireoidismo.

Serão 5 posts:

- Explicando o que é a doença
- O tratamento com drogas anti-tireoidianas
- Os sintomas da doença e os efeitos colaterais da droga anti-tireoidiana
- O tratamento com iodoradioativo
- Resultados do tratamento com iodoradioativo.

Então vamos começar explicando o que é a tireóde e o que é a doença:

O que é a tireóide?



Tireóide ou tiróide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto). Ela age na função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere, também, no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes; na regulação dos ciclos menstruais; na fertilidade; no peso; na memória; na concentração; no humor; e no controle emocional. É fundamental estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Hipertireoidismo da Doença de Graves

A doença de graves é uma doença auto-imune (o corpo ataca a si mesmo, criando anti-corpos). Normalmente atinge os olhos (oftamopatia de graves) , a tireóide (hipertireoidismo) e as pernas (mixedema pré-tibial), mas não necessariamente os 3 ao mesmo tempo. Os sintomas oculares são exoftalmia (olhos saltados), retração das pálpebras (também dão impressão de olhos saltados ou arregalados), olhos vermelhos, inchaço ao redor dos olhos, sensação de olhos secos ou de pressão nos olhos e, mais raramente, perda de visão e problemas na córnea. Pode envolver apenas um olho ou os dois. Os sintomas nas pernas são inchaço e vermelhidão no peito do pé e parte da frente da perna. 
Os sintomas na tireóde são os clássicos do hipertireoidismo, que são, entre outros: 
- Aceleração dos batimentos cardíacos acima de 100 por minuto (chamada taquicardia) e irregularidade no ritmo cardíaco, principalmente em pacientes com mais de 60 anos
- Nervosismo, ansiedade e irritação
- Mãos trêmulas e sudoreicas
- Perda de apetite
- Intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese
- Queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo
- Rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação das mesmas e descolamento distal
- Fraqueza nos músculos, especialmente nos braços e coxas
- Intestino solto
- Perda de peso importante (eu cheguei a pesar 54 kg, tenho 1,74 mts de altura) / aumento do apetite (não sei pra onde foi tanta comida).
- Alterações no período menstrual
- Aumento da probabilidade de aborto
- Acelerada perda de cálcio dos ossos com aumento do risco de osteoporose e fraturas.
- Cansaço do tipo esgotamento 
Cerca de 2% da população feminina é acometida por essa doença auto-imune. Em homens essa taxa é 10 vezes menor. A doença de graves é a causa mais comum (entre 60 a 80% dos casos) de hipertireoidismo. Normalmente (mas não exclusivamente) se manifesta entre os 20 e os 50 anos de idade.

Passei por todos esses sintomas um pouco mais de 1 ano e falo que não desejo isso pra ninguém.

No próximo post vou explicar o primeiro tratamento indicado pelo médico e seus efeitos sobre a doença.

Um grande beijo, até mais!!!

Gostou? Então compartilhe!!:

SOBRE PRISCILA

Priscila, 33 anos, mãe, design gráfico. Em transição capilar desde março/2015. Vivendo intensamente a liberdade dos cachos.

3 comentários:

  1. Eu tive doeça de graves e os médicos levaram quase 3 anos para detectar a doença, os oftalmologistas passavam colírios para conjutivite porque meus olhos [ os dois ] ficaram vermelhos inchados, foi horrível.Hoje meus olhos continuam um pouco inchado, fiquei com problemas na visão faço tratamento de reposição hormonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha graças a Deus consegui uma médica que entendeu bem a situação e me recomendou a iodoterapia. Nos próximos posts eu vou falar mais sobre isso.
      Grande Beijo

      Excluir
  2. Muito boa sua idéia de esclarecer sobre esta doença. Vai ajudar muita gente, inclusive a mim. Meu caso é hipotiroidismo, fiz a tt a 37 dias e tem muita coisa que desconheço. Parabéns

    ResponderExcluir

Comente, movimente este blog.